RSS
1) Por volta do I milênio a.C., os etruscos se instalaram na Penínsul Itálica e organizaram-se em 12 cidades. Essas cidades eram independentes umas das outras e governadas por um monarca chamado lúcumo. Explique a finalidade da liga dos doze povos.

2) A Península Itálica, desde o I milênio a.C., foi invadida por italiotas, etruscos e gregos. Porém, foi uma das tribos dos italiotas, os latinos, que ocuparam a região do lácio e fundaram uma aldeia chamada Roma. Aponte os fatores que contribuíram para que Roma fosse elevada a condição de cidade.

30 comentários:

Unknown disse...

LUCIANA T:173 N:14 - Para tentar solucionar esses conflitos ; foi criada uma aliança religiosa denominada LIGA DOS DOZE POVOS.

Vinicius disse...

Vinicius e Fernanda T:171 N:38 12
Em Roma floreceu um mercado de produtos agrícolas, de gado e de sal por ser passagem obrigatória para mercadores que passavam naquela região.
Esse mercado não atraia só os habitantes dos lugares vizinhos, mas também fenícios, gregos e etruscos, que descarregavam suas mercadorias na foz do Tibre para recolocá-las em barcos apropriados para subir o rio.
Graças a essa movimentação e á união das aldeias do Lácio, Roma se transformou em uma cidade por volta do século VII a.C.

TAIRO ,JOÃO disse...

NOMES:TAIRO SILVEIRA GOMES 172,JOÃO MARCUS CAMPOS FONSECA.
RESPOSTA NUMERO 1

ANUALMENTE SEUS REPRESENTANTES REUNIAM-SE NO SANTUARIO DA DIVINDADE VOLTUMNA.ASSEMBLEIA ERA ACOMPANHADA DE CERIMONIAS DE SACRIFICIOS DE ANIMAIS,DE COMPETIÇÕES ATLETICAS E DE UMA GRANDE FEIRA DE PRODUTOS ARTESANAIS.

Anônimo disse...

barbara t.171 e thais t.171
PARA TENTAR SOLUCIONAR ESSE CONFLITOS FOI CRIADA UMA ALIANCA RELIGIOSA CHAMADA DE LIGA DOS 12 POVOS

YASMIN E KAUÊ disse...

YASMIN T:171 PARA SOLUCIONAR OS CONFLITOS ENTRE OS POVOS FOI CRIADA UMA ALIANÇA RELIGIOSA CHAMADA:LIGA DOS DOZE POVOS.

Maiara ,Larissa disse...

Larissa,Maiara T:171- Para tentar solucionar esses conflitos, foi criada uma aliança religiosa denominada LIGA DOS DOZE POVOS.

TAIRO ,JOÃO disse...

TAIRO 172 , JOAO MARCUS

2ª RESPOSTA

FOI GRAÇAS AOS ETRUSCOS COM A ORGANIZAÇÃO POLITICA E SOCIAL DA DEMOCRACIA
QUE SE ELEVOL A CONDISÃO DE CIDADE

Diulli disse...

Por volta do século VIII a.c. os etruscos impuseram seu domínio sob os Italiotas,a partir daí Roma tornou-se uma cidade.
Assim,teve início a um processo de organização política e social que resultou numa form de governo chamada Monarquia !!


Nomes:Giullia,Jocieli,Diulli /172

Lian,Luan disse...

Lian,Luan turma:172 n°: 19,20
Cada cidade era governada por um monarca chamado Lúcumo e possuia a independencia administrativa e militar o que muitas vezes causavam conflitos entre elas para tentar solucionar esses conflitos foi criada uma aliança religiosa denominada liga dos Doze Povos.

gustavo disse...

para tentar solucionar conflitos entre as cidades.

cainã e guustavo.
172.

ADIELSON E JULIO disse...

ADIELSON E JULIO -172 N.1 17
FOI CRIADA PARA SOLICIONAR OS CONFLITOS ENTRE LÚCUMO E OS ETRUSCOS

Vinicius disse...

Vinicius e Fernanda T:171 N:38 12
A Liga dos Doze Povos foi criada para solucionar os conflitos causados devido ao poder do Lúcumo que possuia independência administrativa e militar.
Anualmente seus representantes reuniam se no santuário da dinvidade Voltumna.
A assembléia era acompanhada de cerimônias de sacrifício de animais, de competições atléticas e de uma grande feira de produtos artesanais.

andressa batista e andressa brum disse...

andressa batista e andressa brum.172.n;4e5
cada cidade era governada por um monarca,chamado lúcumo,e possuia independencia administrativa e militar,o que muitas vezes,causava conflito entre elas.para tentar solucionar esses conflitos,foi criada uma aliança religiosa denominada liga dos doze povos.

Maiara, Larissa =) disse...

Maiara, Larissa T:171 Em Roma floreu um rico mercado de produtos agricolas de gado e de sal .Esse mercado atraía não apenas os habitantes dos lugares vizinhos, mas também fenícios gregos e etruscos que descarregavam mercadorias na foz do Tibre para recolocalas em barcos apropriados para sobir o rio.
Graças a essa movimentação Roma e à união das aldeias do Lácio Roma se transformou numa verdadeira cidade, por volta do século VII a.C.

Barbara E Thais ,. turma; 171 disse...

RESPOSTA DO NUMERO 2
AS CARACTERISTICAS GEOGRÁFICAS DA REGIAO FAVORECERAM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES MARÍTIMAS VÁRIAS CIDADES COMO POPULONIA,VETULONIA,VULCI E TARQUINIA,DISPUNHAM DE FROTAS QUE GARANTIRAM O DOMÍNIO SOBRE O MAR MEDITERRANEO .

Luis Felipe e Matheus !!! disse...

Turma :172
Nomes : Matheus Frunk, Luis Felipe

foi por causa dos estruscos que os romanos levaram roma a ser a condição de cidade !!

YASMIN E KAUÊ disse...

YASMIN E KAUÊ T:171 FLORESCEU EM ROMA UM RICO MERCADO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS,DE GADO E DE SAL.ESSE MERCADO ATRAÍA NÃO APENAS OS HABITANTES DOS LUGARES VIZINHOS,MAS TAMBÉM FENÍCIOS,GREGOS E ETRUSCOS,QUE DESCARREGAVAM SUAS MERCADORIAS NA FOZ DO TIGRE PARA RECOLOCÁ-LAS EM BARCOS APROPRIADOS PARA SUBIR O RIO.GRAÇAS A ESSA MOVIMENTAÇÃO E Á UNIÃO DAS ALDEIAS DO LÁCIO,ROMA SE TRANSFORMOU NUMA VERDADEIRA CIDADE,POR VOLTA DO SÉCULO VII A.C

Lian,Luan disse...

Lian,Luan Turma :172 N°:19,20
Foi elevada a condição de cidade por causa da sua Posição geográfica próximo a rio Tigre essa area era favoravel a agricultura e ao pastoreio.

veronica e shaiane disse...

verônica e shaiane T:171.N:34,30.
em roma florescu um rico mercado de produtos agrícolas,de gado e de sal.esse mercado atraía não
apenas os habitantes dos lugares vizinhos,mas também fenícios,gregos e etruscos,que descarregavam suas mercadorias na foz do tigre para recolocá´-las em barcos apropriados para subir orio.
graças a essa movimentação e á união das aldeias do lácio,roma se transformou numa verdadeira cidade,por volta do sec.vii a.c.

Ariane Roza disse...

Ariane T:172 N:07
1)Foi criada uma aliança religiosa, dominada pela liga dos 12 povos!!!!!

2)Foi favorável à agricultura e ao pastoreio...

Criciélen e Larissa 172 disse...

Larissa e Criciélen 172.
Nº:18 e 10.
(Criciélen)1.Pois os povos possuiam sua independência administrativa e militar e por isso é que criaram a LIGA DOS DOZE POVOS, para tentar solucionar conflitos entre os povos e criaram uma aliança religiosa.
(Larissa)2. Pois os Etruscos e os romanos tiveram uma guerra na qual os vencedores foram os etruscos e que também fez Roma passar de aldeia para cidade, deixando o mesmo nome ROMA.

CAINÃ , GUSTAVO disse...

quando roma estava sobre a influencia dos ITALIOTAS roma era uma aldeia ,e quando passou a ser dominada pelos ETRUSCUS,passou a condiçã de cidade.
CAINÃ E GUSTAVO.
172.

Jocieli disse...

Resposta da questão numero 1:
Pois sua idependência era administrativa e militar,o que muitas vezes causava conflitos entre elas.
Resposta numero 2:
Para tentar solucionar esses conflitos foi criado uma aliança religiosa denominada liga dos doze povos !!

Nomes:Giullia,Jocieli,Diulli /172

andressa batista e andressa brum disse...

andressa batista e andressa brum 172 n 4e5
resposta2;por volta do século 8 a.c.os etruscos impuseram seu dominio sob os italiotas,a partir daí Roma tornou-se uma cidade.

joao 17 ramon 27 disse...

1)Para solicionar os conflitos que aconteciam entre as 12 CIDADES foi criada a LIGA DOS DOZE POVOS
2)Roma foi elevada a condição de cidade pelo comando dos etruscus e por ter uma localização estrategica para comercio maritimo!!!!!!

Bruna e Raquel disse...

T:171,Nome:Raquel e Bruna.
1)para tentar solucionar esses conflitos, foi criada uma aliança religiosa denominada LIGA DOS DOZE POVOS.

2)Essa área, favoravel à agricultura e ao pastoreiro,também era propícia à defesa contra a invasão dos povos vizinhos.

veronica disse...

Verônica T:171,N:34
a liga dos doze povos foi criada para solisitar os conflitos causados devido ao poder do lúcumo que possuía independência administrativa e militar.anualmente,seus representantes reuniam-se no sentuário da divindade vultumna.A Assembléia era acompahadade serimônias de sacrifícios de animais,de competições atléticas e de uma grande feira de produtos artesanais.

Micaela 173 disse...

Com os etruscos organizados em doze cidades, e cada cidade governada por um monarca e possuía independência administrativa e militar, com isso, muitas vezes causava conflitos entre elas.
Para tentar solucionar os conflitos, foi criada uma aliança religiosa chamada Liga dos Doze Povos.


NOME:Micaela
TURMA:173

natiele disse...

Natiele sodré dias t:173

o objetivo dessa liga era menter uma forte força naval permanente,para evitar possíveis ateques de outros povos.

amanda disse...

[turma173]a finalidade desses doze povos era porq eles queriam achar um conflito para manter uma força naval e manter uma aliança religiosa!!essa é uma das finalidades da liga dos doze povos...

Postar um comentário